16 de outubro de 2007

Desmitificando Deuses

Mostra nos EUA traz close-ups 'extremos' de celebridades; veja

ADRIANA STOCK
De Nova York
Atores e atrizes célebres como Angelina Jolie, Brad Pitt e Robert De Niro foram capturados de perto pelas lentes do fotógrafo alemão Martin Schoeller nos últimos nove anos.

O resultado desses close-ups extremos, próximos o suficiente para se identificar rugas e fios de cabelo nas narinas, está sendo agora exibido em uma galeria em Beverly Hills, Califórnia.

Entre as cerca de 70 fotografias, estão retratos de outros artistas como Meryl Streep, Jack Nicholson, Cate Blanchett, Jim Carrey e Will Ferrell.

Martin Schoeller
Angelina Jolie em foto de Martin Schoeller
VEJA OUTRAS FOTOS DA MOSTRA
Músicos, esportistas e políticos também estão retratados na mostra, entre eles Jon Bon Jovi, Eminem, Marilyn Manson, Sting, Britney Spears, Kelly Slater, John McEnroe, Barack Obama, Al Gore e Arnold Schwarzenegger.

Índios

Os rostos dos famosos aqui são registrados sem nenhuma expressão, causando um contraste com a imagem que costuma ser veiculada das celebridades em revistas.

Segundo os curadores da Ace Gallery, onde ocorre a mostra, as imagens revelam "uma combinação irresistível de urgência e humanidade".

"Mesmo as pessoas que parecem ter tudo expressam os mesmos medos, desejos, anseios e, às vezes, um certo senso de melancolia", descreveu Schoeller.

Para o crítico de arte Ken Johnson, do jornal The New York Times, apesar da falta de expressão as celebridades ainda parecem manter "auras super-humanas"."Isso pode dizer algo sobre nós, assim como sobre eles", escreveu o crítico.

No meio das celebridades, no entanto, o artista também expôs fotografias de pessoas desconhecidas.

Perto do close-up da Meryl Streep estão, por exemplo, as imagens de índios da tribo Pirahã, que vive às margens do rio Maici, em Rondônia.
Postado por Gui Veríssimo às 00:35 |  
Marcadores:

0 comentários:

Assinar: Postar comentários (Atom)